As circunferências estão mais presentes na nossa vida do que imaginamos, mesmo sem perceber. Sem elas muito do que se conhece hoje, como carros, bolas, edifícios, programas de computador não existiriam. È difícil imaginarmos, o mundo sem elas, afinal, onde houver um plano haverá circunferência o próprio Sol quando visto da terra, tem o seu perímetro com uma circunferência.
Muito se aprende com o estudo da circunferência além dos conceitos básicos envolvidos neste contexto, já que não se trabalha com algo isoladamente.
Na circunferência os matemáticos encontraram formas de descobrir o raio e o centro da mesma ultilizando pouquíssimos dados, e com a equação da circunferência que pode vir na forma reduzida, em que o quadrado do raio é isolado, ou a equação geral, em que o quadrado do raio somando ao quadrado das abcissas e ao quadrado das ordenadas é igualado a zero. Essa equação deriva da equação ultilizada para descobrir a distância entre dois pontos no plano, essa outra por sua vez, vem do teorema de Pitágoras.
Componentes:
Claúdio da Silva
Elany Miriam
Lailson Dantas
Lindimara Estefanini
Luana Brito
Rafaela Marinho
seria interessante observar como se descobre a equação da circunferencia a partir do teorema do mestre Pitagoras, para isso observen o link!
ResponderExcluir