quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HIPÉRBOLE

Dentre muitos conteúdos que a matemática abrange uma pequena percela é compreendida pela hipérbole. Esta, apesar de ser quase sua totalidade constituida por cálculos, possui utilidades em nosso dia a dia.

Dessa forma, matematicamente a hipérbole é um conjunto de pontos para os quais a diferença das distâncias a dois pontos fixos chamados de focos é constante. Porém o assunto abordado pode ser representado no cotidiano, uma vez que, o pilão, ampulheta, dentre outros possuem formas de uma hipérbole.

É interessante citar os tipos mais conhecidos de uma hipérbole, sendo elas: ''com o eixo real sobre o eixo x, com eixo real sobre o eixo y, eixo real paralelo ao eixo x e com o eixo real paralelo ao eixo y''. Todavia, para todas estas maneiras existem uma fórmula diferente, com a finalidade de se chegar a uma resposta acentuada.

Percebe-se, portanto, que não é tão dificil de se compreender uma hipérbole, pois alem de ser um assunto pouco extenso, nessecitamos apenas de entender as fórmulas e conceitos existentes no tema.

Em suma a hipérbole é entendida como a curva plana e aberta. Essas curvas desconectadas são chamadas de ''braços'' que separam os focos.

A hipérbole também pode ser definida como o locus de pontos para os quais a razão das distâncias a um foco e a uma reta (chamada de diretriz) é uma constante maior ou igual a 1. Esta constante é considerada a excentricidade de hipérbole. Estes focos se encontram no eixo transversal e seu ponto médio é chamado de centro.


3 comentários: